Tutorial Torrent

Torrent: torrent ou bittorrent é um sistema peer-to-peer, usado para transferência maciça ( de megas a gigas) de dados em alta velocidade variando de kb a Mb, funcionando da seguinte maneira:

* Um usuário qualquer que desejar distribuir um video, programa, ou qualquer outro arquivo, com o programa Utorrent cria o arquivo ***.torrent, uma espécie de atalho criptografado, contendo dados do arquivo original, como nome, tamanho e etc, e hospeda esse "arquivo" em site que chamamos de tracker.

* O usuário que desejar baixar esse arquivo, tendo o programa Utorrent já instalado na maquina, baixa apenas esse arquivo ***.torrent, poucos kbytes, e abre com o programa Utorrent, a partir desse ponto começa o que chamamos de peer-to-peer, o programa automaticamente divide o arquivo em varias partes pequenas. Ele se conecta no tracker que redireciona o usuário ao pc do outro usuário que tem o arquivo completo, e começa baixar aos poucos as partes do arquivo, o mais interessante, é que a partir do momento em que eu baixei uma parte, eu começo a enviar automaticamente essa parte para outro usuário,que baixando envia para outro e assim sucessivamente, conforme eu e vou recebendo de outros usuários, vou enviando para outros que não tem, formando uma rede enorme onde vários usuários, recebem e enviam partes do arquivos, o andamento é mostrado em porcentagem, o download pode ser pausado e iniciado quantas vezes, e por quantos dias necessários, não tendo o risco de ter que reiniciar o download.

* Arquivos .torrent : Esses arquivos contem informações sobre os arquivos a serem baixados e sobre o tracker ao qual os arquivos estão afiliados. Cada arquivo .torrent necessita de um cliente apropriado para que possa funcionar. Isso significa que você não conseguirá baixar nossos arquivos apenas com seu navegador.

* Clientes - O cliente é um programa que se conecta ao tracker, e aos outros peers, baixando os arquivos para o seu computador. Todos os clientes de bittorrent são gratuitos, então não se preocupe em gastar nenhum tostão. Para baixar esse cliente, clique no link a seguir :




Glossário breve dos termos internos do bittorrent :

Tracker : É o nome dado ao "servidor" da rede bittorrent. Ele não é servidor porque em uma rede peer-to-peer não existe servidor propriamente dito. O papel do tracker é simplesmente direcionar os clientes dos usuários a se encontrarem na internet, e ajudar no controle de quem manda partes pra quem no processo, para que o sistema seja rápido, justo e eficiente. Por isso, quanto mais uma pessoa envia, mais ela acaba recebendo.



* Peers: Significa todos os usuários do tracker, sejam leechers ou seed. Basicamente o termo é usado para qualquer rede peer-to-peer para designar um usuário que tem os mesmos direitos e obrigações que os demais.

* Leecher : O termo, obviamente pejorativo, significa sanguessuga. Basicamente são os usuários que estão baixando um arquivo no torrent (o termo não reflete a realidade já que os usuários do torrent também enviam as partes dos arquivos que recebeu.)

* Seed : O termo significa semente. Basicamente significa os usuários que já terminaram de baixar os arquivos e ficam simplesmente enviando para os demais. Esse termo já é mais próximo da realidade, já que o primeiro usuário a disponibilizar o arquivo para os outros é um seed.

* Ratio : É a quantidade de dados enviada dividido pela taxa de dados recebida. Basicamente ela mede o quão generoso é um usuário. Um usuário que envia muito tem um alto ratio, um que envia pouco tem o ratio baixo. Tanto a quantidade de dados enviada, quanto recebida, como também o ratio podem ser vistas na barra superior, em frente ao rank. A parte escrita de verde é a taxa enviada, a parte escrita de de vermelho é a taxa recebida e o ratio é o número que está escrito entre parênteses, em frente a sigla SR (Share Ratio). Um exemplo : (SR4.86) -> Quer dizer que eu enviei 4.86 mais dados que baixei.