Tutorial como Legendar

Tutorial como Legendar:

Vamos começar pelo programa:




O Aegisub é um programa multi-plataforma para criar ou editar legendas, permitindo vários efeitos gráficos graças ao formato que guarda os arquivos, o .ASS. Permite que assista vídeo ou áudio dentro do programa para auxiliar na temporização, apesar de deixar o programa um pouco pesado. Tem uma interface intuitiva, mas várias ferramentas avançadas que necessitam ser estudadas para se conseguir 100% dele. É atualmente o favorito dos fansubs, pelo que tenho percebido!

Suporta .SSA, .ASS, .SRT, entre outros.

Notas:

O Aegisub salva por padrão no formato .ass, que é o melhor entre os outros, com formato .ass podemos mudar o tipo de letra, o tamanho da letra, podemos mudar a cor para qual quisermos e a posição dela também, porem por ser um formato com mais capacidade que os outros, não é qualquer programa que é capaz de abri-la, recomendo instalar o seguinte programa: K-Lite Mega Codec Pack

Caso a vontade ou necessidade de enviar o vídeo para outra pessoa, ou colocar no youtube e companhia, recomendo dar uma espiada na pagina Encodando, para não ter futuras dor de cabeça.

Bom, começando, serão necessários alguns passos importantes:

* Aegisub (editor de legendas)
* Video a ser legendado
* O texto da legenda por razões obvias
  • Vamos começar abrindo o Aegisub, agora com ele aberto:
  • A segunda parte do processo é abrir o vídeo no Aegisub. Va em Video > Abrir Video


  • Para fazer o Timming, é melhor utilizar o audio, assim você vai ouvir as falas e marcar o início e termino.

    Vamos entao abrir o Audio deste vídeo

    Audio > Abrir audio do video




Para facilitar o processo, é melhor diminuir o tamanho do vídeo, assim teremos mais espaço na barra de seleção de audio.



Feito isso vamos ajustar o zoom para facilitar ainda mais o trabalho. Repare na direita da barra de audio que temos 3 ferramentas de rolagem



A primeira modifica o zoom no eixo X, assim é possível “ver” mais ou menos da linha de audio, o segundo é o eixo Y, que da zoom basicamente no desenho de ondas na horizontal, ajudando a definir visualmente onde existem aumentos e diminuições de volume.


Agora vamos selecionar a primeira linha de romanji e identificar onde ela comecará a ser pronunciada.

Vamos na linha de audio e clicaremos com o botao esquerdo do mouse no inicio, e com o direito no Final. Para tocar a seleção basta pressionar a barra de espaço. pare cursor do mouse sobre o inicio ou fim, veja que habilita a seta para ajustes.

Vá ajustando e pressionando espaço até alcançar a maior exatidão possível.





Reparem que eu alterei o zoom do eixo X e Y para uma forma que eu considero melhor de trabalhar. Claro que isto depende da situação, então vai de cada um achar como se sente melhor.

Quando achar “o ponto”, pressione G para fixar os tempos, e o Aegis já ira para a proxima linha e iniciará a marcação exatamente no final da linha anterior, o que facilita bastante o trabalho.

Pronto, você já sabe marcar o timming de cada linha, simples deste jeito, basta apenas praticar.

Na proxima edição do tutorial, vou postar como se faz a construção de um Karaoke Simples, talvez demore um pouco, talvez não.